Veja dicas de como guardar dinheiro para comprar um carro

08/12/2020

10:31:47 PM

Geral

Juntar dinheiro pode ser um bicho de sete cabeças para algumas pessoas. Mas, apesar de exigir muito autocontrole e disciplina, a tarefa não é impossível e qualquer um é capaz de economizar um pouquinho por mês para comprar o carro que sempre sonhou.

O iCarros conversou com Pablo Ganassim, professor da ESEG e especialista em Gestão Empresarial, e listou cinco passos para te ajudar a economizar.

1. Defina seus objetivos e metas

Se você está lendo essa matéria, é porque já definiu este primeiro passo. Decida qual modelo e marca de carro você gostaria de comprar, pesquise e compare preços e defina uma meta financeira para que você possa ter um foco.

Essa é também a hora de avaliar as formas de pagamento e escolher a melhor para você: financiamento, à vista, consórcio ou outra.

Ter esses pontos definidos vai ajudar a dimensionar os recursos financeiros necessários e te dará motivação para lutar e conquistar.

2. Anote os gastos

Você tem gastos fixos e variáveis. Mapeá-los é importante para saber como o seu dinheiro é gasto. Crie ou baixe online uma planilha e anote para onde vai o seu dinheiro, incluindo as contas fixas, como aluguel, luz, água, internet, etc.

Isso ajuda a controlar os gastos e avaliar se cada compra é realmente necessária. Dessa forma, você saberá quanto precisa exatamente para cada aquisição e não terá mais a sensação de que o seu salário simplesmente some no final do mês.

Aqui vale também estruturar os outros custos que virão com a aquisição de um veículo: seguro, manutenção, estacionamento, combustível, impostos, licenciamento, entre outros.

3. Reduza e corte itens supérfluos

Estudos dizem que compras por impulso aumentam em até 30% o valor da conta. Por isso, para aprender a combater os gastos desnecessários, sempre faça três perguntas: Eu quero?, Eu preciso?, Eu posso?. Se tiver sim para as três, a compra faz sentido.

Tão fundamental quanto a lista citada no item anterior, é determinar um valor que você pode gastar em cada compra. Assim, você controla o orçamento e seus gastos, focando apenas no que realmente precisa.

Pesquisar preços em diversos lugares antes de finalizar uma compra e aproveitar promoções ajuda a diminuir os valores gastos. Mas atenção, não compre algo que não precisa só porque está em promoção. A verdade é que você terá que abrir mão de alguns privilégios para juntar dinheiro para o seu novo carro.

4. Pague suas contas assim que elas chegarem

Altere a data de vencimento das suas contas fixas para o mesmo dia que você recebe seu salário. Em seguida, separe o quanto estipulou mensalmente para comprar o seu carro e coloque esse dinheiro diretamente na poupança. Assim, você se organiza melhor com o que sobrou para gastar com outras despesas.

Se sobrar mais dinheiro no final do mês, não ceda à tentação de gastar comprando algo que você não precisa. Coloque um bônus na poupança para que o dinheiro renda mais.

O mesmo vale para as suas dívidas. Pague-as com prioridade, assim que receber, e evite juros. Se não for possível pagar à vista, renegocie com os credores para obter parcelas que caibam no seu orçamento.

5. Crie novos hábitos

Mude a sua relação com o dinheiro e o espaço que ele ocupa na sua vida. Tenha em mente que ele é um meio, e não o fim. Assista vídeos, leia livros e siga pessoas que tratam desse tema nas redes sociais. Anote os aprendizados e procure aplicá-los no seu dia a dia.

Será preciso esforço para adaptar-se a uma nova realidade. O começo é o mais desafiador e você pode ter vontade de desistir, mas com o tempo, mudam-se os hábitos. Lembre-se sempre do seu propósito para ter a disciplina e buscar a realização.

 

Fonte: Hotmail/Notícias

Compartilhe