07/06/2025
03:04:03 PM
São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, registrou um recorde histórico de temperatura na sexta-feira (4). Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), os termômetros marcaram 13,7°C no município.
O frio surpreendeu os moradores da cidade, conhecida como “Terra da Poesia" que normalmente enfrentam o clima quente e seco do semiárido. Segundo a Apac, essa é a menor temperatura já registrada oficialmente em São José do Egito.
O jornalista aposentado Marcos Cirano, de 73 anos, contou que nunca havia sentido um frio tão intenso na cidade. “Nasci e vivi aqui, mas nunca tinha visto temperaturas tão baixas. Dormi com duas camisas, um casaco e dois cobertores”, contou ao g1.
Localizada a cerca de 404 km do Recife, São José do Egito é a terceira cidade mais populosa da Mesorregião do Pajeú e tem 31.004 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE. Também no Sertão, o município de Belém do São Francisco marcou 18,3°C na sexta-feira (4), a menor temperatura do ano na cidade.
Já no Agreste, Garanhuns registrou 14°C na quinta-feira (3), segundo o termômetro do centro da cidade, conforme noticiou o g1. Conhecida por sua altitude e clima mais ameno, Garanhuns sedia o Festival de Inverno (FIG), considerado o maior festival multicultural da América Latina.
O inverno no Hemisfério Sul vai até o dia 22 de setembro, e a expectativa da Apac é de que as temperaturas mais baixas continuem em algumas regiões do interior do estado nos próximos dias.
GARANHUNS
O termômetro localizado no Centro de Garanhuns, conhecida como "Suíça Pernambucana", marcou 14°C na madrugada da quinta-feira (3), registrando a temperatura mais baixa do ano no município. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a temperatura mínima oficial foi de 15°C.
Em áreas mais elevadas, como as sete colinas do município, a sensação térmica chegou a ficar entre 12°C e 13°C, um clima de inverno intenso que atrai turistas em busca de um frio atípico no Nordeste brasileiro nesta época do ano.
O fenômeno coincide com os preparativos para o 33° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que será realizado entre os dias 10 e 27 de julho. O evento está consolidado como um dos principais festivais culturais de Pernambuco.
O frio que toma conta da cidade funciona como um atrativo a mais para quem busca vivenciar um inverno diferente no Nordeste, combinado com a efervescência cultural do FIG. Organizado pela Prefeitura de Garanhuns, o festival ocupará mais de 20 polos espalhados pela cidade, com atrações locais e nacionais confirmadas desde fevereiro.
Com uma programação que inclui grandes shows, experiências gastronômicas e atividades artísticas, a cidade, conhecida também por “terra da garoa”, espera receber visitantes de todo o Brasil e até do exterior, movimentando a economia local enquanto os termômetros registram baixas temperaturas.
Fonte: G1/Caruaru
Compartilhe