Pode chover forte na Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão

11/29/2022

10:20:20 PM

Geral

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuvas moderadas a fortes em três regiões do estado: Agreste, Zona da Mata Sul e Sertão. O aviso meteorológico 73/22 vale para a noite desta terça (29) e a quarta (30). De acordo com a agência, as precipitações serão provocadas pela Zona de Confluência de Umidade. Ela deixará o tempo nublado e com ocorrência de chuva com intensidade de moderada a forte nas três regiões.

Em vídeo divulgado pela Apac, a meteorologista Zilurdes Lopes informou que devem ocorrer chuvas moderadas a fortes principalmente na noite de terça e madrugada e manhã de quarta.

Ela afirmou também que no Grande Recife e na Zona da Mata Norte estão previstas chuvas. "Mas a intensidade nessas duas áreas deve ser de fraca a moderada”, afirmou.

Diante desse alerta, a Apac disse que os moradores das regiões que têm previsão de chuva forte devem seguir as orientações das comissões de Defesa Civil dos municípios.

Segundo a Apac, nesta terça, Cabrobó, no Sertão, teve volume de chuvas equivalente a dez vezes em relação ao que estava previsto para novembro. Nessa cidade, precipitações são consideradas normais para o período.

Em Quipapá, na Mata Sul, a precipitação foi quatro vezes mais do que o esperado. Sobre a região, agência alerta para riscos em Palmares e em Barreiros, que ficam perto de rios.

Mais chuva

No início de novembro, uma frente fria que veio da Argentina causou as chuvas que foram registradas no interior de Pernambuco.

A informação foi repassada pelo gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira, em entrevista à TV Globo.

As chuvas entre moderadas e fortes começaram no dia 4 de novembro. Algumas cidades do interior registraram inundações. Vídeos de moradores mostram os transtornos.

Segundo a Defesa Civil estadual, até o dia 7 de novembro, 172 pessoas tinham ficado desabrigadas e 279 foram desalojadas.

 

Fonte: G1

 

 

Compartilhe