Incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plásticos no Cabo

12/04/2022

09:33:55 PM

Geral

Um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica de plásticos Plastamp, no distrito industrial de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, neste domingo (4). Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram o fogo no local e a fumaça sendo vista a distância, a partir de vários bairros da cidade (veja vídeo acima).

De acordo com o gerente da fábrica, que não quis gravar entrevista, havia três funcionários na fábrica quando o incêndio começou, mas ninguém ficou ferido. A área atingida pelo fogo foi de 11 mil metros quadrados, o equivalente a pouco mais de um campo de futebol, segundo o Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com a corporação, o incêndio começou por volta das 12h30. Para apagar as chamas, foram usadas, ao menos, 12 viaturas, incluindo caminhões de combate a incêndio, comando operacional e autorresgate.

Um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo também foi utilizado no combate ao fogo. A cada viagem, 500 litros de água eram despejados no local do incêndio. Alguns caminhões-pipa de empresas vizinhas também ajudaram a controlar as chamas.

A assessoria do Porto de Suape informou que a fábrica atingida pelo incêndio fica no terceiro acesso da PE-60, mas afirmou que apenas a empresa pode passar mais informações sobre o caso. Há quatro anos, a Plastamp funciona no Engenho Serraria, às margens da rodovia estadual.

Em seu site, a empresa diz que produz diversos objetos de plástico, como potes de sorvete, tampas para garrafões de água e latas de refrigerante ou bebidas alcoólicas. O g1 tentou contato com a Plastamp por telefone, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

À equipe da TV Globo que esteve no local do incêndio, os bombeiros afirmaram que estão empenhados em controlar o fogo para evitar que ele se alastre. Ao lado da unidade da Plastamp, fica uma fábrica de bebidas que tem um tanque grande para armazenagem de combustível.

"Nosso efetivo trabalha no combate às chamas, evitando que o fogo se alastre e atinja empresas próximas", declarou o Corpo de Bombeiros, por meio de nota.

Enquanto os homens do Corpo de Bombeiros trabalhavam no combate ao incêndio, parte do estoque que não foi atingido pelas chamas era retirada da fábrica. Com a ajuda de empilhadeiras, funcionários colocaram as cargas de embalagens plásticas no jardim.

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou, por meio de nota, que uma equipe da Defesa Civil municipal vai fazer uma vistoria na fábrica na segunda-feira (5) "para que um laudo técnico seja elaborado".

Flavio Carneiro trabalha em frente à fábrica atingida pelo incêndio e disse ao g1 que testemunhas relataram para ele que o fogo teria começado a partir de um curto-circuito.

Wellington Júlio Ribeiro, que está hospedado no Hotel Intercity Suape, a cerca de 5 quilômetros da fábrica onde ocorreu o incêndio, contou que a fumaça foi ficando cada vez mais forte desde que o fogo se tornou visível, por volta das 12h30.

Genival Santos, que mora no bairro da Serraria, a cerca de um quilômetro do incêndio, relatou que o helicóptero começou a sobrevoar a área por volta das 14h30 deste domingo (4). "Os bombeiros de Suape estão tentando controlar, só que é muito fogo", afirmou.

 

Fonte: G1/Pernambuco

Compartilhe