Morre, aos 76 anos, o músico Jehovah da Gaita

12/10/2019

06:51:41 PM

Geral

O instrumentista pernambucano estava internado, desde sábado, no Hospital Esperança, em Olinda, após sofrer um AVC

O músico pernambucano Jehovah Tavares Lucena, popularmente conhecido como Jehovah da Gaita, morreu na manhã desta terça-feira (10), aos 76 anos. Ele estava internado no Hospital Esperança, em Olinda, desde o último sábado (7), quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

Jehovah recebeu o nome artístico por conta da grande habilidade com o instrumento de sopro. Sobrinho de Abelardo da Hora e Claudionor Germano, ele ganhou notoriedade tocando choro. Tanto é que, em 2017, foi escolhido como homenageado da segunda edição do Festival de Choro João Pernambuco.

Na ocasião da homenagem, em entrevista à Folha de Pernambuco, o instrumentista contou como foi seu primeiro contato com a gaita, que conheceu ao assistir ao filme “Sempre no meu coração”, de 1942. “Era considerado um brinquedo de criança, e nem tinha partitura. Eu ouvia e tentava reproduzir, até conseguir”, relembrou. O artista também participou da última edição do Festival do Choro João Pernambuco, realizada em novembro, e esteve entre as atrações da noite de abertura. Seu sepultamento ocorre ainda nesta terça-feira (10), a partir das 16h, no Cemitério de Santo Amaro.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe