Livreiro Tarcísio Pereira morre aos 73 anos devido à Covid-19

01/26/2021

05:21:37 PM

Geral

O livreiro Tarcísio Pereira, de 73 anos, morreu na noite da segunda-feira (25) devido a complicações causadas pela Covid-19. Nascido no Rio Grande do Norte, ele foi fundador da Livraria Livro 7, localizada no Recife e um ponto de encontro cultural entre os anos de 1970 e 2000.

Nesse espaço, aconteciam lançamentos de livros de autores pernambucanos e de escritores internacionais como Sidney Sheldon, além da exibição de filmes produzidos em Super-8. Tarcísio Pereira também teve uma forte relação com o carnaval e criou o bloco "Nóis sofre, mas nóis goza", que desfilava no Sábado de Zé Pereira, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.

Tarcísio deixou a esposa, quatro filhos e cinco netos. Após o velório, marcado para começar às 11h desta terça-feira (26), ocorre a cremação, às 15h, ambos no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Notas de pesarO governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), lamentou a morte de Tarcísio. “Quero expressar aqui meu pesar aos familiares e amigos de Tarcísio, nesse momento de dor”, declarou em nota de pesar, na qual relembrou a trajetória do livreiro.

“Um potiguar que marcou época e influenciou gerações com a sua icônica Livraria Livro 7, na Boa Vista, no Centro do Recife. A Livro 7 abriu as portas em 1970 num espaço de 20 metros quadrados e, graças ao amor de Tarcísio pela literatura, se transformou num complexo cultural registrado pelo Guiness Book como a maior livraria do Brasil”, disse no texto.

Também em nota de pesar, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) afirmou que recebeu “com muita tristeza” a notícia do falecimento do “jornalista e historiador que marcou a sua caminhada no Recife compartilhando o amor que tinha pela leitura”.

Ainda no comunicado, lembrou que Tarcísio fundou “a Livro 7 em 1970, na Boa Vista, um espaço que virou um dos principais pontos de embarque da nossa cidade para os muitos mundos que a literatura proporciona”. Além disso, prestou “solidariedade à sua família, a amigos e a todos aqueles que fizeram de sua livraria um espaço querido e cheio histórias”.

O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto, também divulgou uma nota de pesar, em que declarou que "Tarcísio foi mais do que um livreiro à frente de uma das livrarias mais importantes de Pernambuco durante décadas, a Livro Sete".

"Ele foi um militante da leitura e da literatura, um homem de espírito libertário, gentil e generoso que dedicou sua vida ao conhecimento e à cultura. Abriu espaço para consagrados e novos escritores e movimentou a cena cultural de Pernambuco. Seu nome marca uma geração de intelectuais do Recife e deixará saudades", contou no texto.

 

Fonte: G1

 

 

Compartilhe