Confira a situação da pandemia no Agreste, Sertão e Mata Sul

07/30/2020

08:15:36 PM

Geral

No total, 108 municípios das regiões citadas têm casos da Covid-19.

Chegou a 93.373 o número de casos confirmados do novo coronavírus em todo o estado de Pernambuco. Destes, 2.713 casos foram confirmados no Agreste, 619 na Zona da Mata Sul e 411 no Sertão, nos municípios que fazem parte da área de cobertura do G1 Caruaru e Região. No total 6.526 mortes foram confirmadas pelo novo coronavírus. Os recuperados totalizam 69.073 pessoas.

Em Caruaru, no Agreste, a prefeitura confirma 4.459 casos da doença, com 3.963 recuperados e 234 mortos. O número é diferente do divulgado pela SES porque, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, os hospitais locais fazem os testes e encaminham os resultados para a prefeitura. Em seguida, a gestão municipal passa os dados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), que valida os resultados. Devido à alta demanda do Lacen, essa validação demora a sair.

De forma detalhada, por município, a SES divulga apenas os casos graves da Covid-19 no estado. Os números de infectados, recuperados e mortos em Pernambuco são divulgados de forma geral.

Para evitar a disseminação do vírus no estado, o governador Paulo Câmara (PSB) decretou algumas medidas, como a suspensão de aulas em todas as instituições de ensino e o fechamento de shoppings, bares, restaurantes e lanchonetes.

O anúncio do governador ocorreu em uma transmissão na internet. Ele pediu que o maior número possível de pessoas fique em casa e limite suas saídas para comprar itens de primeira necessidade. "A experiência têm mostrado que todos os locais do mundo que estão conseguindo reverter isso só conseguiram com a diminuição de frequência de pessoas nas ruas", disse Paulo Câmara.

Na sexta-feira (20), Paulo Câmara (PSB) determinou o fechamento do comércio, dos serviços e das obras de construção civil em todo o estado. A medida começou a valer no domingo (22) e tem o objetivo de enfrentar a epidemia do novo coronavírus.

O governo ainda determinou que estão proibidas reuniões com mais de 10 pessoas e transporte de passageiros via mototáxi como medidas conter o avanço do novo coronavírus no estado.

Estado de calamidade

Os municípios de Agrestina e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, decretaram estado de calamidade por causa do coronavírus. Nos três município não há nenhum caso confirmado da Covid-19. A calamidade se deve ao cenário de isolamento preventivo da população, a interrupção de serviços e a crise na economia

Bancos, escolas e INSS

O Banco Central (BC) editou uma resolução permitindo que instituições financeiras alterem seu horário de atendimento enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A norma foi publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) da segunda-feira (23) e já está valendo.

Pelo texto, as instituições financeiras não precisarão mais anunciar as mudanças no horário de atendimento com, no mínimo, trinta dias de antecedência. Além disso, as agências ficam dispensadas de cumprir o horário mínimo de expediente para o público de cinco horas diárias ininterruptas e do atendimento obrigatório no período de 12h às 15h.

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funcionam em sistema de plantão, com poucos funcionários, exclusivamente para orientar quem tem dificuldade para usar a central 135 ou o aplicativo “Meu INSS”. Tudo agora ser feito por meio digital, explicou o advogado previdenciário Almir Reis.

Em Pernambuco, uma decisão conjunta do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado (Sinepe-PE) e do Sindicato dos Professores do Estado (Sinpro-PE) antecipou as férias de julho dos profissionais de educação para abril. As aulas foram suspensas desde o dia 18 de março em todo o estado por causa da pandemia do novo coronavírus.

Celpe e CompesaA Justiça proibiu, na segunda-feira (23), o corte de energia elétrica de consumidores residenciais durante o período de isolamento imposto pelas normas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Ainda segundo a decisão da 3ª Vara Cível do Recife, as pessoas que ficaram sem luz por causa de falta de pagamento devem ter o serviço restabelecido, em todo o estado.

A Justiça também determinou que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) não suspenda nem interrompa o serviço de abastecimento de água a todas as unidades consumidoras de Pernambuco, independentemente do pagamento de contas. A determinação vale durante o isolamento social devido à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Barreiras sanitárias e educativas

Um das novidades anunciadas em Caruaru foi em relação a mudanças nas barreiras sanitárias. Na sexta-feira (20), foi anunciado a implantação de barreiras fixas e móveis nos acessos ao município, nas rodovias federais, estaduais ou estradas vicinais, a partir desta segunda-feira (23).

Mas, de acordo com a prefeita, o Ministério Público de Pernambuco entendeu que a medida interferia no direito de ir e vir. Por isso, serão instaladas apenas barreiras móveis em pontos estratégicos. A secretária de Ordem Pública, Karla Vieira, disse que as barreiras serão itinerantes e que os locais serão modificados a cada dia.

Já a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão, montou barreiras educativas nas entradas da cidade para identificar e orientar motoristas que vêm de outras localidades. Além de orientar a respeito de aspectos relacionados à prevenção ao coronavírus, motoristas e passageiros foram perguntados sobre o objetivo da vinda ao município.

Linhas de ônibus

A diminuição do número de pessoas que utilizam o transporte público em Caruaru fez com que as empresas de ônibus reduzissem a frota, de acordo com a demanda de cada linha. Com a mudança, as linhas estão passando por ajustes nos horários, que podem mudar de acordo com o número de passageiros. Em Garanhuns, as linhas também foram reduzidas. Inicialmente, a mudança tem prazo indeterminado.

Pernambucanos na Europa

No dia 13 de março, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a Europa se tornou o novo epicentro da pandemia de coronavírus, já que o número de casos confirmados por dia nos países do continente europeu é maior do que na China.

Alguns pernambucanos moram na Europa e três deles, que antes residiam em Caruaru, conversaram com o G1. Ao portal, eles relataram como está a rotina em Portugal e na Irlanda.

Feiras, parques, centros de compras e lotéricas

As Prefeituras de Caruaru e Toritama, no Agreste de Pernambuco, em conjunto com o Governo Estadual, decidiram suspender, de imediato, a Feira da Sulanca e a Feira do Jeans. As feiras de Santa Cruz do Capibaribe, na mesma região, também foram suspensas por tempo indeterminado.

A atitude reforça a necessidade de conter o avanço do novo coronavírus na região, buscando garantir a saúde de toda a população. Os municípios reforçam que, até o momento, nenhum caso foi confirmado nas cidades, e que estão trabalhando para que seja reduzido ao máximo os problemas causados pelo Covid-19.

Os mercados também estão tomando precauções para combater o novo coronavírus, seguindo as recomendações do Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos do município. No Centro de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), onde cerca de 1.032 comerciantes circulam por dia, o cuidado foi redobrado. A partir da quinta-feira (26), a Ceaca vai funcionar em horário reduzido. Novas normas foram adotadas no local.

Os centros de compras de Caruaru, assim como o comércio, não vão funcionar como medida preventiva de combate ao coronavírus. A prefeitura determinou que as casas lotéricas funcionem em horário reduzido, das 8h às 15h.

As feiras de bairro de Caruaru vão acontecer normalmente esta semana. A recomendação da Secretaria de Serviços Públicos é que o comprador seja rápido e objetivo nas compras e evite permanecer no local por muito tempo para não criar aglomeração de pessoas.

A Secretaria também informou que os parques ecológicos do município estão fechados por tempo indeterminado. Todos os funcionários com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco, foram liberados para que fiquem em casa, como prevê o Decreto Municipal.

A Feira de Gado será suspensa por tempo indeterminado, respeitando o Decreto Estadual que proíbe eventos de qualquer natureza com público superior a 50 pessoas.

Suspensão de missas

A Diocese de Caruaru adotou novas medidas, baseadas nos decretos feitos pelo Governo do Estado e Prefeitura, como prevenção ao avanço do coronavírus na região.

O bispo Dom José Ruy anunciou o novo decreto em comunhão também com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as demais dioceses do Brasil na quarta-feira (18).

Agências do trabalho

Todas as Agências do Trabalho de Pernambuco suspendem atendimento por tempo indeterminado. Para evitar aglomeração de pessoas, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação orienta que os trabalhadores busquem o atendimento pela internet.

Paixão de Cristo adiada

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2020 foi adiada para o segundo semestre. O espetáculo é realizado em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, e estava previsto para acontecer entre os dias 4 a 11 de abril.

A informação foi confirmada no sábado (14) pelo secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes, durante coletiva com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no Recife. Segundo a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, o evento será realizado de 2 a 7 de setembro.

 

Fonte: G1/Caruaru

 

Compartilhe